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Ensino

publicado 13/04/2021 22h08 | última modificação 26/04/2021 18h59

Notas Técnicas

2020

N° 01/2020 – Processo Seletivo para ingresso em cursos técnicos do IFMA em 2021

2021

N° 01/2021 – Diretrizes pedagógicas, acadêmicas e de suporte ao ensino em função da pandemia da COVID-19;

N° 02/2021 – Plano Especial de Estudos;

Nº 03/2021 – Orientações para a seleção, escolha, distribuição, acompanhamento e desfazimento do livro didático (PNLD);

Nº 04/2021 – Orientações acerca dos procedimentos de matrícula e heteroidentificação do Processo Seletivo Público Unificado do IFMA de acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas formas integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio – REVOGADA;

Nº 05/2021 – Orientações acerca dos NOVAS REGRAS de procedimentos de matrícula 100% online e dos procedimentos de heteroidentificação do Processo Seletivo Público Unificado do IFMA de acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas formas integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio.

Resoluções Consup

Ensino Técnico

Resolução Consup/IFMA Nº 14, de 28 de março de 2014 – Aprova das Normas Gerais dos Cursos de Técnicos do IFMA.

Resolução Consup/IFMA Nº 105, de 1º de novembro de 2019 – Dispõe sobre as Diretrizes Institucionais para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Maranhão.

Resolução Consup/IFMA Nº 114, de 10 de dezembro de 2019 – Dispõe sobre as Normas de Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem dos Cursos de Técnicos do IFMA.

Ensino Superior

Em edição

Assistência Estudantil

Em edição

Direitos Humanos e Inclusão Social

Em edição

Decretos e Leis

Ensino Técnico

Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 – Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Ensino Superior

Em edição

Assistência Estudantil

Em edição

Direitos Humanos e Inclusão Social

Em edição

Documentos CNE

Ensino Técnico

Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica;

Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica;

Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018 – Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer; CNE/CP nº 15/2017.

Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio;

Resolução CNE/CEB nº 1, de 13 de novembro de 2020 – Dispõe sobre o direito de matrícula de crianças e adolescentes migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no sistema público de ensino brasileiro;

Resolução CNE/CEB nº 2, de 15 de dezembro de 2020 – Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos;

Parecer CNE/CP Nº 17/2020 –  Reanálise do Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020, que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

Resolução cne/cp nº 1, de 5 de janeiro de 2021 – Define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica.

Ensino Superior

Em edição

Assistência Estudantil

Em edição

Direitos Humanos e Inclusão Social

Em edição

Documentos em discussão

Acesse aqui o Formulário e participe

Tutorial Preenchimento PLANO de Ensino no SUAP

Como criar Turmas do Classrom a partir do SUAP?

Como criar Plano de Trabalho Remoto?

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Assistência ao Aluno – CAE

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), ligada a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), é o setor responsável por desenvolver os Programas Universais de Assistência à Saúde do estudante, de acompanhamento psicológico e de apoio à participação estudantil em eventos. Ela também executa os Programas Específicos da Assistência Primária, como o de auxílio alimentação, moradia e transporte.

Para realizar essas atividades, a CAE está estruturado da seguinte forma:

  • Serviço médico, de enfermagem e nutricional: realiza consultas médicas, tratamentos clínicos, prevenção de doenças, hábitos saudáveis e outras questões relacionadas à saúde e educação, por meio de atendimento individual, de palestras e da divulgação de informações nos murais do Campus.
  • Serviço de odontologia: realiza consultas com avaliação clínica inicial, levantamento epidemiológico dos alunos, orientação preventiva individual e coletiva, campanhas de saúde, limpeza, restauração, pequenas cirurgias, raspagem, profilaxia e aplicação tópica de flúor.
  • Serviço de psicologia: realiza a escuta e a orientação psicológica com os estudantes que procuram espontaneamente o serviço ou estudantes que são encaminhados. Atualmente, desenvolve o programa de orientação vocacional/profissional com os alunos do 3º ano do ensino técnico integrado ao médio.
  • Serviço social: faz o acompanhamento social dos estudantes e é responsável pelos programas de bolsas da atenção primária da Política de Assistência Estudantil.

Assistência ao Educando

Assistência ao Educando

Política de Assistência ao Educando do IFMA (PAE) é um conjunto de princípios e diretrizes que norteia a implantação de programas para garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso com qualidade pelos estudantes, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção do conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico. A PAE está regulamentada pela Resolução CONSUP 114, de 26 de junho de 2017.

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) é unidade vinculada a estrutura da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis da administração superior responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar os programas, projetos, atividades e políticas de desenvolvimento da assistência estudantil de forma articulada com o Ensino, Pesquisa e Extensão. A DAE atende aos estudantes matriculados em todos os níveis e modalidades de ensino dos campi, polos, unidades remotas e núcleos do Instituto.


editaisbolsas               programas

programasespecificos               movimentos

Competências da Diretoria | Equipe Multiprofissional | Base Legal

Contatos CAE Timon

Carmem Lúcia Félix da Silva

E-mail: cae.timon@ifma.edu.br

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Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas


O NAPNE é uma unidade organizacional de natureza propositiva e consultiva que tem por finalidade coordenar a Política de Educação Inclusiva, está subordinado à Diretoria de Desenvolvimento do Ensino do Campus e vinculado à Coordenadoria de Apoio às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNES) da Pró-Reitoria de Ensino.

Objetivos

São atribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas:

I – Propor em conjunto com a PROEN/CAPNES, a formação continuada para a comunidade escolar, com vistas à efetivação da Educação Inclusiva;

II – Estimular a comunidade interna na perspectiva do processo de Educação Inclusiva de modo a proporcionar ao aluno, em seu percurso formativo, a aquisição de conhecimentos técnicos, científico, humanísticos que o leve a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida;

III – Promover ações que envolvam a sensibilização e formação de servidores para as práticas inclusivas em âmbito institucional;

IV – Articular parcerias com instituições públicas e privadas, associações, cooperativas, ONGs, e órgãos representativos das pessoas com deficiência na perspectiva da Educação Inclusivas;

V – Promover a articulação do Campus com a família do aluno com necessidade educacional específica;

VI – Fomentar no Campus ações de incentivo e de apoio aos alunos para o desenvolvimento de tecnologias, instrumentos, recursos didáticos e soluções arquitetônicas que promovam a acessibilidade, mobilidade e a inclusão de pessoas;

VII – Desenvolver estudo e pesquisa voltadas para a educação inclusiva; e

VIII – Opinar sobre questões que lhe forem encaminhadas, e que envolvam as pessoas com necessidades educacionais específicas.

Leis e Documentos Norteadores – NAPNE

Diversas leis e documentos contribuíram para garantir, ao público-alvo atendido pelo NAPNE, o direito a uma educação de qualidade. Alguns deles são listados a seguir.

Lei 13.146, de 6 de julho de 2015

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

Disponível em: clique aqui

Sobre

Em Construção

Contato

Em Construção

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Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) é um grupo de trabalho, legalmente instituído no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA.

O NEABI é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnica-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do  Ensino, Pesquisa e Extensão, que promovam o cumprimento efetivo das Leis 10.639/2003 e a 11.645/2008 e, os demais instrumentos legais correlatos.

O NEABI é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade.

Regulamentação e Legislação

1)      Constituição Federal

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

2)      Declaração de Durban

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/declaracao_durban.pdf

3)      Lei nº 9.394, de 26 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

4)      Lei nº 10.639, 089 de janeiro de 2003

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

5)      Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm

6)      Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto da Igualdade

Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003.

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm

7)      Resolução nº 01 – CNE, de 17 de junho de 2004

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de  História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/cne_resolucao_1_170604.pdf

8)      Plano Nacional de Implementação das DCNs

Institui o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_etnicoraciais.pdf

9)      Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003

Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm

10)  Resolução CNE nº 01, de 17 de junho de 2004

Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,

Link: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf

11)  Portaria nº 4.542, de 28 de dezembro de 2005

Institui a Comissão Técnica para Assuntos Relacionados a Educação dos Afro-brasileiros-CADARA.

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/portaria_4542_281205.pdf

12)  Parecer CNE nº 03, de 10 de março de 2004

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/cne_parecer_32004.pdf

13)  Resolução CNE nº 08, de 20 de novembro de 2012

Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/resolucao_8_201112.pdf

14)  Parecer CNE-CEB, nº 14, de 07 de dezembro de 2011

Define as diretrizes para o atendimento de educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância.

Link: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_etnicoraciais.pdf

Ações do NEABI Timon

Em Construção

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Comissão e-JIFMA GAMES no Campus Timon

OFÍCIO No 57/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES  

Ana Paula Soares de Andrade  (Membro)
André da Silva Dutra (Membro)
Cleiton Nogueira da Silva (Membro)
Erica de Brito Santos  (Membro)
Filipi Maciel de Melo  (Membro)
Talita Soares de Oliveira  (Membro)

Data de Encerramento: junho de 2021

Comissão de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio IFMA Campus Timon.

PORTARIA No 86/2021, DE 17 DE MARÇO DE 2021

INTEGRANTES

Leidimar Lustosa Alves Feitosa (Presidente)
Aretha Matos de Araujo (Membro)
Beatriz Myrna da Silva Almeida Pessoa (Membro)
Layanne Lima Monte (Membro)
Solange Sousa Santos (Membro)
Sonia Maria Gonçalves (Membro)
Welton Albuquerque Barros(Membro)
Ligiane Teixeira da Silva (Membro)
Carlyanne do nascimento Costa (Membro)
Ramon Victor Alves Ramalho (Membro)
Edna Maria da Costa Sobral (Membro)

Data de Encerramento:  Não Informada

Comissão do Processo Seletivo da Especialização em Ensino de Ciências

OFÍCIO No 34/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Roberto Kennedy Cardoso (Presidente)
Carmelita de Alencar Oliveira (membro)
Francisco Cristiano da Silva Macedo (membro)
Juliana Beatriz Sousa (membro)
Wesley Sousa Santos (membro)
Wilmara de Carvalho Santos (membro)

Data de Encerramento: Não Informada

Comissão de Acesso Discente

PORTARIA No 90/2021, DE 5 DE ABRIL DE 2021

INTEGRANTES

Deusdete de Sousa Brito (Presidente) – Representante do Ensino;
Carmem Lúcia Felix da Silva (Membro) – Representante da Assistência Estudan-l;
Maria Gezilda da Silva Nascimento (Membro) – Representante do NAPNE;
Sandro Davi Bezerra do Nascimento (Membro) – Representante do NEABI;
Josélia Correia de Souza Sepúlveda (Membro) – Representante do DRCA;
Stênio Klaydson Alves de Andrade (Membro) – Representante do CTIC;
Zedequias de Oliveira Campos Júnior (Membro) – Representante do CTIC;
Cris-ano Jackson da Costa Coelho (Membro) – Representante do DERI;
Vilma Bispo Paz (Membro) – Representante do Setor Pedagógico.

Data de Encerramento: Não Informado

Comissão de Heteroidenficação e Comissão Recursal

PORTARIA No 29/2021, DE 29 DE JANEIRO DE 2021

INTEGRANTES (Heteroidentificação)

Sandro David Bezerra do Nascimento (Representante do NEABI -Presidente)
Carmem Lúcia Félix da Silva (Membro)
Aretha Matos de Araujo (Membro)
Ana Paula Soares de Andrade (Membro)
Nara Suellen Leôncio Chaves (Membro)
José Wilson da Cruz (Membro)

 

INTEGRANTES (Recursal)

Jardhael Ricardo Moraes da Costa (Membro)

Maria Gezilda e Silva Nascimento (Membro)

Elba Fernandes Marques Mota (Membro)

 

Data de Encerramento: Não Informada

comissão matrícula do curso de graduação do Campus Timon por meio do Sistema de Seleção Unificada Sisu

OFÍCIO No 38/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Vitorina Patrícia Sousa Sampaio Barradas (Presidente)

Josélia Correia de Sousa Sepúlveda (Membro)
Lúcia Helena Azevedo da Fonseca (Membro)
Beatriz Myrna da Silva Almeida Pessoa (Membro)
Solange Sousa Santos (Membro)
Welton Albuquerque Barros (Membro)

Data de Encerramento: Não Informado

Comissão de Matrícula

OFÍCIO No 40/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Vitorina Patrícia Sousa Sampaio Barradas (Presidente)
Josélia Correia de Sousa Sepúlveda (Membro)
Lúcia Helena Azevedo da Fonseca (Membro)
Hélis Regina de Sousa Costa (Membro)
Maria Gezilda e Silva Nascimento (Membro)
Welton Albuquerque Barros (Membro)
Danielle Alves Zacarias (Membro)
Layanne Lima Monte (Membro)
Beatriz Myrna da Silva Almeida Pessoa (Membro)

Data de Encerramento: Não Informado

Grupos de Trabalhos (GTs) para reformulação dos cursos técnicos integrados de Eletroeletrônica,
Eletromecânica, Edificações e Administração

OFÍCIO No 42/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Composição do GT de reformulação do Curso Técnico em Eletroeletrônica:
Izaque Eloi Campos Júnior (Presidente)
Deusdete de Sousa Brito (Membro)
José Pereira dos Santos Júnior (Membro)
Erika Felipe de Albuquerque (Membro)
Carmelita de Alencar Oliveira (Membro)

 

Composição do GT de Reformulação do Curso Técnico em Eletromecânica:
João Batista Sousa de Carvalho (Presidente)
Vilma Bispo Paz (Membro)
Igor Antonio de Oliveira Carvalho (Membro)
Edilson Marinho da Silva Júnior (Membro)
Ramon Victor Alves Ramalho (Membro)

Composição do GT do Curso Técnico em Edificações:
Leonardo Wilton Nunes de Carvalho (Presidente)
Danilo Mascarenhas Prado (Membro)
Araci Oliveira Parente de Sousa (Membro)
Patricia Pereira Santos (Membro)
Vilma Bispo Paz (Membro)
Fernando Saraiva do Rego Júnior

Composição do GT do Curso Técnico em Administração:
Liana Eida Marques dos Reis (Presidente)
Everaldo Araújo Ferreira (Membro)
Herus Orsano Machado (Membro)
Marcos Antonio Alves Batista Filho (Membro)
Laura Emília de Carvalho Meireles (Membro)
Denyse Pontes Nunes (Membro)

Data de Encerramento: Não Informada

Comissão de Reformulação do Curso Técnico Integrado
de Informáca

OFÍCIO No 45/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Francisco Cristiano da Silva Macedo (Presidente)

Francisco Nivaldo Cardoso Monteiro (Membro)

Daiane da Silva Algarves Castelo Branco (Membro)
Nara Suellen Leoncio Chaves (Membro)

George Alex Pereira Lopes (Membro)
Vilma Bispo Paz (Membro)

Data de Encerramento: Não Informada

Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do IFMA

OFÍCIO No 46/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES Servidores

Wesley de Sousa Santos (Presidente)
Alexandre Nojoza Amorim (Secretário)
Cris=ano Jackson da Costa Coelho (Membro)

Wilmara de Carvalho Santos (Membro)

Francisco Cristiano da Silva Macedo (Membro)

Josiane Sousa Costa de Oliveira (Membro)

Denyse Pontes Nunes (Membro)
Jackellyne Geórgia Dutra e Silva Leite (Membro)

Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira (Membro)

INTEGRANTES Discentes

Aurieslley Nablo da Costa Silva (Titular)
Wanderley Veras Brito Carvalho (Suplente)

Data de Encerramento: Não Informada

Comissão doNúcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

OFÍCIO No 51/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Maria Alda Pinto Soares (Coordenadora)
Maria Gezilda e Silva Nascimento (Secretária)

Colaboradores:
André da Silva Dutra (Membro)
Antônio Jorlan Soares de Abreu (Membro)
Araci de Oliveira Parente de Sousa (Membro)
Aretha Matos de Araújo (Membro)
Carlene de Souza Bitu (Membro)
Carmelita de Alencar Oliveira (Membro)
César Augusto Albuquerque Araújo (Membro)
Elisângela Alves de Sousa (Membro)
Liana Eida Marques dos Reis (Membro)
Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira (Membro)
Sônia Maria Gonçalves Pereira (Membro)

Data de Encerramento: Não Informada

Composição do NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

OFÍCIO No 52/2021 – DDE-TMN/CAMP-TMN/IFMA

INTEGRANTES

Wesley de Sousa Santos (Presidente)
Cris0ano Jackson da Costa Coelho (Secretário)
Odaléia Alves da Costa (Membro)
Jackellyne Geórgia Dutra e Silva Leite (Membro)
Alexandre Nojoza Amorim (Membro)
Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira (Membro)
Wilmara de Carvalho Santos (Membro)

Data de Encerramento: Não Informada

 

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