Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

Cursos

publicado 04/05/2015 19h22 | última modificação 22/05/2021 16h39

Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA

Administração

Perfil profissional de conclusão

Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

Curso Técnico em Administração(projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenadora: Profª Liana Eida Marques dos Reis

Contato: liana.reis@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315483331093619

Edificações

Perfil profissional de conclusão

Elabora desenhos e detalhamentos de construções prediais, estradas, obras de saneamento, estruturas, instalações (hidráulicas, elétricas, telefônicas, de gás liquefeito de petróleo, de ar-condicionado, preventivas de incêndio) e redes (de esgoto, águas pluviais e de abastecimento de água), em meio analógico ou digital. Coleta e processa dados. Planeja a elaboração do projeto. Calcula e define custos de desenho. Analisa croquis.

Curso Técnico em Edificações (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Prof. Leonardo Wilton Nunes de Carvalho

Contato: leonardo.nunes@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4565199055106468

Eletroeletrônica

Perfil profissional de conclusão

Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

Curso Técnico em Eletroeletrônica (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Prof. Izaque Eloi Campos Júnior

Contato: izaque@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6630086777811817

Eletromecânica

Perfil profissional de conclusão

Planeja, projeta, executa, inspeciona e instala máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza usinagem e soldagem de peças. Interpreta esquemas de montagem e desenhos técnicos. Realiza montagem, manutenção e entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletromecânicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Curso Técnico em Eletromecânica (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Prof. João Batista Sousa de Carvalho

Contato: joao.carvalho@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9669907652932874

Informática

Perfil profissional de conclusão

Instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.

Curso Técnico em Informática (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Francisco Cristiano da Silva Macedo

Contato: cristiano@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4617925832170917

Os cursos do EJA são direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo

Administração

Perfil profissional de conclusão

Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

Curso Técnico em Administração (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenadora: Profª Liana Eida Marques dos Reis

Contato: liana.reis@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315483331093619

A forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional

Análises Químicas

Perfil profissional de conclusão

Controla processos industriais e laboratoriais. Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolve produtos e processos. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos.

Curso Técnico em Análises Químicas

Resolução de Criação

Coordenador: Rafael Rodrigues de Moraes

Contato: rafael.moraes@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6484776946081358

Edificações

Perfil profissional de conclusão

Elabora desenhos e detalhamentos de construções prediais, estradas, obras de saneamento, estruturas, instalações (hidráulicas, elétricas, telefônicas, de gás liquefeito de petróleo, de ar-condicionado, preventivas de incêndio) e redes (de esgoto, águas pluviais e de abastecimento de água), em meio analógico ou digital. Coleta e processa dados. Planeja a elaboração do projeto. Calcula e define custos de desenho. Analisa croquis.

Curso Técnico em Edificações(projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Prof. Leonardo Wilton Nunes de Carvalho

Contato: leonardo.nunes@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4565199055106468

Informática para Internet

Perfil profissional de conclusão

Desenvolve sistemas para web. Aplica critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações. Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na Internet e na intranet.

Curso Técnico em Informática para Internet(projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Francisco Cristiano da Silva Macedo

Contato: cristiano@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4617925832170917

Recursos Humanos

Perfil profissional de conclusão

Organiza rotina diária da gestão de pessoas. Elabora documentos administrativos. Confere frequência, benefícios concedidos, afastamentos, férias e transferências de funcionários. Presta informações sobre direitos trabalhistas. Planeja e executa atividades de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Curso Técnico em Recursos Humanos(projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenadora: Profª Liana Eida Marques dos Reis

Contato: liana.reis@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315483331093619

Licenciatura em Ciências Biológicas

Ciências Biológicas – presencial (projeto do curso)

Coordenador: Prof. Wesley Sousa Santos

Contato: wesley.santos@ifma.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2967147442520267

APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possui uma proposta curricular com uma visão de integração das diversas áreas do conhecimento, através de um tratamento interdisciplinar articulado com a prática pedagógica na transposição didática para os Ensino Fundamental e Médio. A articulação teórico-metodológica das disciplinas contribui para o entendimento da educação e do currículo, contemplando as relações: ensino/produção, conhecimento/vida bio sócio-cultural e teoria/prática, buscando formar professores na área de Ciências Biológicas para atuarem com êxito na educação básica.

O ensino de Biologia visa à produção de conhecimento e de tecnologia em aprendizagem e desenvolvimento de projetos educacionais, superando a reprodução fragmentada do conhecimento e a mera transmissão de informações, garantindo que a educação faça avançar a ciência no país e responda às demandas do processo de globalização das sociedades.

Licenciar professores para o ensino da Biologia, no ensino médio e ciências no ensino fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas ao desempenho da prática pedagógica, auxiliando no exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores e princípios estéticos, políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao auto-aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e Profissional.

 DETALHES DE CURSO 

Modalidade: Presencial

Titulo conferido: Licenciado em Ciências Biológicas

Regime de matrícula: Semestral

Forma de ingresso: Sisu, editais de transferência e editais de portador de curso superior

Turnos de funcionamento: Integral e noturno

Área de Atuação: Os biólogos executam, além de atividades docentes, técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas.

Carga horaria total: O Curso tem um total de 3950 horas (três mil novecentas e cinquenta) – aulas de 50 min

Tempo de integralização: O tempo mínimo será de 4 anos (8 semestres) e o máximo será 8 anos (16 semestres)

Número de vagas: 40 vagas  (oferta anual)

Matriz curricular: Arquivo para download

Horário de aula

Calendário

Corpo Docente

Tutoriais e Guia do Estudante

Documentos

INDICADORES

Ato autorizativo expedido pelo MEC: Portaria N° XXXXXXX

Ato autorizativo expedido pelo IFMA: 

Resolução CONSUP 069/2011, de 05 de Julho de 2011 

Resolução CONSUP 042/2012, de 03 de Julho de 2012

Conceito Preliminar de Curso: 04 (quatro)

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Aguardando divulgação

Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

 

Especialização em Ensino de Ciências

Especialização em Ensino de Ciências (projeto do curso)

Resolução de Criação

Coordenador: Prof. Roberto Kennedy Cardoso

Contato: roberto.cardoso@ifma.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0305691358486572

TCCs 2020

TCCS DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NOME ORIENTADOR (A) TÍTULO DO TCC
EVAMGERLANDY GOMES DE MACÊDO Prof. Me. Francicleo Castro Ramos Prospecção Científica sobre as Contribuições de Pierre Bourdieu para o Ensino de Ciências no Brasil  

 

 

WANDERLEA DE SOUSA PINTO Profª: Ma. Pastora Pereira da Lima Neta, Uma Abordagem Conceitual da Tabela Periódica nos Livros Didáticos: Análises Teóricas no Ensino de Química  

 

 

BEATRIZ MURILO DA COSTA Profª. Dra. Carlene  de Souza Bitu. Inclusão Escolar: Realidade e Dificuldades enfrentadas pelos Professores no Ensino Básico com Reflexos no Ensino de Ciências – Uma Revisão de Literatura  

 

 

 

FRANCISCO DE ASSIS TAVARES DOS SANTOS Prof. Dra Carlene de Souza Bitu

 

Projeto Educacional na Escola e a Inserção da Pessoa com Deficiência: Revisão de Literatura  

 

 

 

TIAGO RODRIGUES DA SILVA Profa. Dra. Odaléia Alves da Costa As narrativas (auto) biográficas na formação inicial de professores de Ciências/Biologia no Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon  

 

 

 

 

SAMUEL RODRIGUES BONFIM DAMASCENO Prof. Dr. Francisco Cristiano da Silva Macêdo Utilização das Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências no 3° e 4° ciclo do nível Fundamental na realidade de uma Escola de Teresina/PI, Brasil  

 

 

 

CLÁUDIA FONSECA BARROS Prof. Dr. Francisco Cristiano da Silva Macedo Uma Experiência com a Teoria PTP nas Aulas de Ciências do 9° Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Timon, Maranhão, Brasil  

 

 

 

SORAYA SARA VIANA CASTRO Profa. Dra. Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira Novas Metodologias Ativas no Ensino da Anatomia Animal: Uma Revisão de Literatura  

 

 

AMANDA MARANHÃO SANTOS LIMA Profa. Dra. Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira Utilizando modelos Didáticos Biológicos na EJA: Uma Revisão de Literatura.  

 

 

LETICE PEREIRA DA SILVA Profa. Dra. Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira A Biologia Celular e os Modelos Didáticos no Ensino Médio: Uma Revisão de Literatura  

 

 

 

MARIA ERLANE DE SOUSA CASTRO Prof. Dr. Francisco Cristiano da Silva Macêdo

 

Revisão Bibliográfica sobre as Tecnologias Digitais Móveis no Ensino e Aprendizagem de Ciências no Nível Médio: Período de 2015-2020  

 

 

 

PAULA OLIVEIRA DO NASCIMENTO Profa. Dra. Odaléia Alves da Costa Análise de Livros Digitais Relacionados com as Práticas no Ensino de Ciências no Portal Educapes  

 

 

 

MONALISA PEREIRA LIRA Prof. Me. Francicleo Castro Ramos. As Salas de Recursos Multifuncionais e o Ensino de Ciências: Os Desafios para a Implementação de uma Educação Especial na Perspectiva Inclusiva  

 

 

 

JACKSON RAFAEL DO NASCIMENTO FRANÇA Profa. Dra. Odaléia Alves da Costa O Estado da Arte dos Produtos Tecnológicos Educacionais e das Produções Acadêmicas sobre Alunos com Deficiência Visual do Ensino de Ciências  

 

 

 

WALLEX SOARES DA SILVA Profa. Dra. Odaleia Alves da Costa Jogo Didático no Ensino de Biologia na Plataforma Educapes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (2009-2019)  

 

 

 

LÍVIO ROBERTO CASTELO BRANCO FERREIRA Prof. Me. Herbert José Aquino Sousa Abordagem CTS no Novo Enem: Uma Análise dos Itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias a partir da Matriz de Referência do Exame  

 

 

 

RICHARDSON RODRIGUES DE ARAUJO Profª. Ma. Wilmara de Carvalho Santos As Abordagens de Fisiologia Vegetal nos Livros de Biologia do Ensino Médio: Um Olhar para as Modalidades Didáticas  

 

 

 

GILVAN RODRIGUES PIMENTEL Profª. Ma. Marlene Sousa Silva A Educação Ambiental na Disciplina de Biologia: Olhares Sobre o Projeto Pedagógico de Curso(PPC) no Ensino Médio Técnico Integrado do IFMA Campus Timon  

 

 

 

THIAGO DE SOUSA LUCENA Prof. Me. Herbert J. Aquino Sousa O Uso de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física  

 

 

 

TERESINHA DO NASCIMENTO SILVA Prof. Dr. Alexandre Nojoza Amorim A Construção de Portfólios em Botânica para o Ensino Médio: Uma Proposta Metodológica  

 

 

 

BRUNA RODRIGUES DA SILVA Prof. Dr. Alexandre Nojoza Amorim. A Etnobotânica em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio: Implicações para o Ensino e Aprendizagem de Botânica  

 

 

 

CLEIANE DO NASCIMENTO MONTEIRO Prof. Dra Carlene de Souza Bitu Estratégias Metodológicas no Ensino de Ciências para Alunos Surdos  

 

 

 

”TCCs

Fim do conteúdo da página