Página Inicial > Notícias > Fábrica de Inovação do Campus Timon recebe visita de servidores do IFPI

Fábrica de Inovação do Campus Timon recebe visita de servidores do IFPI

Ação ocorreu na quinta-feira (26) e promoveu aproximação entre IFMA e IFPI.
  • publicado 27/08/2021 19h14
  • última modificação 27/08/2021 19h42

Servidores do IFPI conheceram instalações da Fábrica de Inovação do Campus Timon

O Campus Timon do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu, na quinta-feira (26) visita técnica de servidores do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI).  Em pauta, a apresentação das instalações  e a experiência da unidade na ação de implantação da Fábrica de Inovação, que teve sua inauguração neste mês de agosto.

Toda a visita foi acompanhada pela equipe de gestão do Campus Timon, que teve a presença Diretor-geral, Rommel Neves; dos Diretores de Planejamento e Administração, Thiago Almeida; de Desenvolvimento Educacional, Deusdete Brito; e ainda a participação dos professores Abílio Coelho e Nara Chaves. Já a comitiva do IFPI foi integrada pelos professores Mariana Morais, Ocilma Mendes, Elenice Alvarenga e Danilo Alves Técnicos-Administrativos Gláucio Cipriano, Paulo André e Valdeilson Ramos.

Para Rommel Neves a troca de experiências entre as instituições é importante para o processo de desenvolvimento institucional. “A nossa gestão foca nas soluções inovadoras e é importante que se busque sempre boas expertises nas instituições de ensino. A partir daí parcerias são firmadas, que podem de maneira muito positiva suprir eventuais demandas e promover um aperfeiçoamento nas atividades meio e finalísticas. Essa proximidade com o IFPI favorece a implantação de projetos que irão beneficiar tanto a região dos cocais, como a região metropolitana da grande Teresina”, destacou o gestor do Campus Timon.

Fábrica de Inovação

O laboratório em Timon possibilitará a realização de projetos com a cooperação de organizações públicas e privadas para o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento regional. Integrante do portfólio de Projetos Estratégicos do IFMA, a Fábrica de Inovação  tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas reais e a busca por soluções com a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Além disso, a proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e da inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA. O projeto também tem como foco o estimulo às parcerias entre instituições de pesquisa e organizações públicas e privadas e o intercâmbio entre instituições parceiras para qualificação de recursos humanos.

Hoje, seis unidades da Fábrica de Inovação já estão em funcionamento no IFMA – cinco fixas, nos campi Alcântara, São Luís-Monte Castelo, Caxias, Bacabal e Santa Inês, além de uma unidade móvel instalada em um contêiner.

Confira as fotos da agenda