Página Inicial > Notícias > Egresso do Campus Timon vai disputar Olimpíadas de Tóquio

Egresso do Campus Timon vai disputar Olimpíadas de Tóquio

• publicado 13/07/2021 10h54
  • última modificação 13/07/2021 10h55

Ex-aluno do curso de Eletromecânica do Campus Timon, o atleta João Henrique Falcão foi convocado para representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Com o embarque para o Japão marcado para esta sexta-feira (16), o egresso do IFMA se prepara para disputar a prova de revezamento misto. A conquista é o reconhecimento de uma história de empenho e superação que começou ainda no Ensino Médio, nos jogos escolares que João Henrique disputou pelo Instituto.

A primeira vez que ele disputou uma prova de atletismo foi nos Jogos Escolares do IFMA em 2015, quando terminou na última colocação dos 100m rasos. Foi apenas uma primeira experiência, e João Henrique não se deixou abater. “Quando começamos, achamos que as coisas serão fáceis, e de forma alguma é. Mas sempre tem aquela vontade de crescer e ser visto. É isso que fortalece bastante”, avalia.

Na época, ele praticava futsal masculino, e o professor de Educação Física André Dutra já percebia que ele tinha muito potencial. “Durante os treinos físicos, eu percebia que ele tinha uma passada muito boa. Ele tinha uma constante. Então eu perguntei para ele se ele poderia competir na modalidade de atletismo nos jogos escolares da cidade caso não fosse contemplado no time de futsal. Ele topou”, conta o educador.

João Henrique começou a colecionar pódios. Nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) – Etapa Regional Caxias 2016, ele foi prata nos 100m e 200m rasos. Depois, na etapa estadual em São Luís, foi prata nos 400m e bronze nos 800m rasos. Naquele mesmo ano, conquistou o ouro no revezamento 4x100m dos Jogos Escolares da Juventude. Nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nordeste foi ouro nos 400m rasos e no revezamento 4x100m.

Depois de concluir o curso no IFMA, ele não parou mais. Competindo com grandes nomes do esporte, foi medalhista no Troféu Brasil de Atletismo por dois anos consecutivos. Em 2020, foi terceiro colocado na prova dos 400m. Já em 2021, foi vice-campeão na prova de revezamento 4x400m nas categorias misto e masculino. Além disso, também participou como reserva em mundiais de revezamento.

O aluno egresso do Campus Timon segue um caminho de sucesso no esporte profissional. Ainda assim, confessa que não estava à espera da vaga em Tóquio 2020. “Na verdade, eu fui pego de surpresa. Mas graças a Deus veio essa convocação e hoje eu estou muito feliz”, comemora João Henrique. Segundo ele, a preparação tem sido intensa. Em Timon, ele se dedica a uma rotina especial de treinos rumo ao passo mais importante de sua carreira até agora.