Página Inicial > Notícias > Campus Timon realiza ambientação em ferramentas para ensino remoto

Campus Timon realiza ambientação em ferramentas para ensino remoto

Docentes realizaram ambientação no uso de ferramentas da plataforma Google.
  • Diretoria Geral e Diretoria de Desenvolvimento Educacional
  • publicado 08/06/2020 13h15
  • última modificação 08/06/2020 13h15

Considerando o contexto de pandemia pela COVID-19, e a suspensão das atividades presenciais de ensino no IFMA; no Campus Timon, docentes, pedagógico, chefe do ensino e diretores geral e de ensino, reuniram-se ainda no mês de abril para refletir sobre a situação de seus estudantes e debater sobre a viabilidade de projeto de ensino remoto.

Durante as reuniões destacou-se a situação das turmas de 3º. ano, tendo em vista que prestarão ENEM e precisarão comprovar o término do médio-técnico para ingressar na Universidade. Além disso, pontuou-se também a necessidade de ambientação docente e sua capacitação para o uso de ferramentas que possibilitem o ensino remoto e à distância.

Diante das reflexões, o Campus Timon realizou no último dia 5 de maio um primeiro momento conduzido pelo professor Herbert Aquino, do próprio Campus Timon. Ele apresentou o ambiente integrado do Google for Education, que oportuniza a aprendizagem por meio de ferramentas como o Google Meet e o Google Classroom, que tando hoje dão suporte à estratégia de ensino remoto em inúmeras instituições.

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo em que professores comunicam-se com os alunos e vice-versa. Aliado ao Classroom, o Google Meet possibilita a conexão de professores e alunos virtualmente usando vídeo chamadas e mensagens seguras para que o aprendizado continue fora da escola.

Segundo a Diretora Geral do Campus, Professora Jackellyne Geórgia Leite, “a escolha pelo Google for Education se deu pelo fato de que nosso email institucional está hospedado na plataforma Google e temos acesso a essa plataforma e todas as ferramentas de que ela dispõe, o que torna essa ambientação mais fácil, leve e rápida, visto que o docente acaba considerando aquele ambiente familiar por ser algo como uma extensão do seu email”.

A professora também pontuou que mesmo com o término da pandemia e o retorno às aulas presenciais, sabe-se que esse retorno se dará de forma gradual, possivelmente com a divisão de turmas, intercalando ensino presencial e ensino remoto. “Quanto melhor prepararmos nossa equipe e nossos alunos para esse momento mais preparados estaremos para continuar com a oferta de uma educação pública de qualidade”, afirmou a diretora.

Os participantes consideraram importante a iniciativa, e ratificaram a necessidade de realizar outros momentos de capacitação para somar ao realizado. Segundo a Diretora Geral, a regulamentação uma capacitação já está sendo formatada e será oferecida no mês de junho.