Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Timon realiza ambientação em ferramentas para ensino remoto
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Timon realiza ambientação em ferramentas para ensino remoto

Docentes realizaram ambientação no uso de ferramentas da plataforma Google.
  • Diretoria Geral e Diretoria de Desenvolvimento Educacional
  • publicado 08/06/2020 13h15
  • última modificação 08/06/2020 13h15

Considerando o contexto de pandemia pela COVID-19, e a suspensão das atividades presenciais de ensino no IFMA; no Campus Timon, docentes, pedagógico, chefe do ensino e diretores geral e de ensino, reuniram-se ainda no mês de abril para refletir sobre a situação de seus estudantes e debater sobre a viabilidade de projeto de ensino remoto.

Durante as reuniões destacou-se a situação das turmas de 3º. ano, tendo em vista que prestarão ENEM e precisarão comprovar o término do médio-técnico para ingressar na Universidade. Além disso, pontuou-se também a necessidade de ambientação docente e sua capacitação para o uso de ferramentas que possibilitem o ensino remoto e à distância.

Diante das reflexões, o Campus Timon realizou no último dia 5 de maio um primeiro momento conduzido pelo professor Herbert Aquino, do próprio Campus Timon. Ele apresentou o ambiente integrado do Google for Education, que oportuniza a aprendizagem por meio de ferramentas como o Google Meet e o Google Classroom, que tando hoje dão suporte à estratégia de ensino remoto em inúmeras instituições.

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo em que professores comunicam-se com os alunos e vice-versa. Aliado ao Classroom, o Google Meet possibilita a conexão de professores e alunos virtualmente usando vídeo chamadas e mensagens seguras para que o aprendizado continue fora da escola.

Segundo a Diretora Geral do Campus, Professora Jackellyne Geórgia Leite, “a escolha pelo Google for Education se deu pelo fato de que nosso email institucional está hospedado na plataforma Google e temos acesso a essa plataforma e todas as ferramentas de que ela dispõe, o que torna essa ambientação mais fácil, leve e rápida, visto que o docente acaba considerando aquele ambiente familiar por ser algo como uma extensão do seu email”.

A professora também pontuou que mesmo com o término da pandemia e o retorno às aulas presenciais, sabe-se que esse retorno se dará de forma gradual, possivelmente com a divisão de turmas, intercalando ensino presencial e ensino remoto. “Quanto melhor prepararmos nossa equipe e nossos alunos para esse momento mais preparados estaremos para continuar com a oferta de uma educação pública de qualidade”, afirmou a diretora.

Os participantes consideraram importante a iniciativa, e ratificaram a necessidade de realizar outros momentos de capacitação para somar ao realizado. Segundo a Diretora Geral, a regulamentação uma capacitação já está sendo formatada e será oferecida no mês de junho.

 

Fim do conteúdo da página