Página Inicial > Notícias > Campus Timon oferta aulas remotas para o ENEM

Campus Timon oferta aulas remotas para o ENEM

Professores do Campus ministram aulas ao vivo e disponibilizam materiais para estudantes.
  • Diretoria de Desenvolvimento Educacional e Departamento de Ensino
  • publicado 08/06/2020 13h21
  • última modificação 08/06/2020 13h22

Projeto que visa à oferta de aulas remotas aos alunos concludentes que prestarão ENEM foi concebido pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional e Departamento de Ensino do Campus Timon, com apoio pedagógico e docente, tendo em vista o atual contexto de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia por COVID-19.

As atividades do Projeto ENEM iniciaram no dia 21 de maio e a aula inaugural contou com a participação de docentes, equipe do ensino e estudantes concludentes.

No primeiro momento, o Professor Herbet Aquino apresentou em que o projeto seria realizado, bem como o ambiente virtual e as ferramentas a serem utilizadas. Em seguida, as Psicólogas do Campus Timon Michelle Duarte e Leidimar Lustosa, desenvolveram uma dinâmica de bate papo bem descontraído com o tema “Estudos em tempos de pandemia: desafios e propostas”.

Na ocasião, a Direção informou aos estudantes que, aquele que por ventura não dispusesse de acesso à internet , não ficaria prejudicado na participação das aulas remotas porque receberia todo o material da aulas em mídia e impresso, estando os docentes e equipe do ensino disponíveis para todo o suporte que for necessário.

Os alunos têm tido aulas ao vivo, além da disponibilização de videoaulas, apostilas, simulados e materiais similares. As aulas contam com o acompanhamento de toda a equipe de suporte do Ensino, com destaque para as equipes pedagógica e de psicologia, que estão atentas, além dos aspectos educacionais, àqueles relacionados aos impactos do isolamento social e da pandemia no processo de aprendizagem dos estudantes.

Para o desenvolvimento das aulas, o Campus definiu o ambiente do Google Classroom, no qual os docentes têm feito uso de outras ferramentas da plataforma Google for Education, a exemplo do Meet, para a realização das aulas ao vivo. Cada aluno acessa a sala de aula virtual pelo seu email institucional, ou pelo link da sala que é disponibilizado a eles com antecedência

Segundo Professor Fernando Saraiva, Diretor de Ensino “Realizou-se um período inicial de ambientação na plataforma, tanto dos alunos quanto dos professores e servidores do ensino, para que pudéssemos avaliar os obstáculos que surgiriam. Terminado esse período, realizamos uma reunião com a equipe para enumerar as dificuldades encontradas e alinhar soluções para cada uma delas. Em paralelo às ações a serem desenvolvidas para mitigar esses obstáculos, iniciaremos mais uma semana de aulas, para a qual reforçamos a importância da participação dos nossos alunos. Reforço aqui nosso agradecimento a toda a equipe do ensino, aos docentes, e ao apoio da Direção Geral a este projeto”.

Em caso de dúvidas e sugestões, o Professor Fernando Saraiva, Diretor de Desenvolvimento Educacional pode ser contatato pelo email fernando.saraiva@ifma.edu.br e pelo telefone 86-99975-1769

Assunto(s): aulas remotas , Enem , Pandemia