Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão promove jogos inclusivos em Timon

Projeto de extensão promove jogos inclusivos em Timon

Iniciativa trabalha temas como inclusão e acessibilidade por meio das práticas esportivas.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 29/11/2019 11h30
  • última modificação 29/11/2019 11h30

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Timon iniciou, na segunda-feira (25), o projeto de extensão Circuito Jogos, com o objetivo de difundir a cultura dos jogos inclusivos como uma prática social lúdica e inovadora no município de Timon – MA. A iniciativa é coordenada pelo professor de Educação Física André Dutra.

A primeira etapa do projeto foi realizada nas aulas de Educação Física das turmas do Ensino Médio integrado, especificamente com os alunos da turma de Edificações 2017 matutino, e contou com a colaboração da professora e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, Carlene Bitu. Durante as aulas teórico-expositivas, foram adotadas como estratégias dinâmicas e debates com perguntas e respostas sobre o tema “Inclusão e acessibilidade”, na perspectiva de uma abordagem crítica superadora dos conteúdos. Já nas aulas práticas, foram propostos jogos inclusivos – futsal de 5 e queimada – por meio de circuito, voltados para os diferentes tipos de deficiência.

Além dessas atividades, os alunos do curso de Edificações 2017, mediados pelo professor André Dutra, montaram um circuito com 4 estações, voltado para o desenvolvimento de jogos inclusivos cognitivos, educativos, motores e aquáticos para os alunos dos cursos de Eletroeletrônica e Edificações 2019, visando difundir o conhecimento adquirido em sala de aula entre os outros alunos da comunidade interna.

Mas o projeto não para por aí. Em sua segunda etapa, que ocorrerá uma vez por mês, de fevereiro a março de 2020, os jogos inclusivos serão ofertados em diferentes espaços públicos ou privados do município de Timon para crianças e adolescentes em situações de risco pessoal e social, de diferentes faixas etárias, com ou sem deficiências. Tudo isto graças à parceria realizada com a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Timon.

“Precisamos transcender os conhecimentos adquiridos e trabalhados em sala de aula para além dos muros da escola! Especialmente quando se trata de “inclusão”! Espero que ações como essas possam evidenciar o jogo como uma manifestação cultural capaz de estimular a implementação de políticas públicas inclusivas de qualidade educacional na formação cidadã e global para a população timonense, bem como promover vivências que estreitem os laços de amizade, respeito às diferenças e reforço aos princípios e valores de uma sociedade mais justa e participativa”, comenta o coordenador do projeto, André Dutra.