Página Inicial > Notícias > Alunos realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água

Alunos realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água

A visita possibilitou conhecer o funcionamento da ETA, localizada no Distrito Industrial de Teresina – PI
  • publicado 16/04/2018 10h55
  • última modificação 16/04/2018 10h55

Com o objetivo de observar a infraestrutura, os sistemas e componentes necessários para a captação e tratamento de água para abastecimento público, bem como sua operação e funcionamento, alunos de Análises Químicas do Instituto Federal do Maranhão – Campus Timon – realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água de Teresina (ETA-Sul), localizada no Distrito Industrial da cidade.

Segundo a professora de Química, Teresinha Aguiar, que acompanhou os alunos, a visita possibilitou entender o funcionamento de uma ETA e as operações físicas e químicas necessárias ao tratamento da água para ser utilizada pela população complementando, desta forma, os conhecimentos transferidos no ambiente escolar. “A visita técnica é um instrumento de motivação e aprendizagem para os discentes aprimorarem os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula”, explica.

Para o discente Rudielson dos Santos Silva, a visita à estação possibilitou ver, de forma concreta, o que foi passado em sala de aula, além do esclarecimento de algumas dúvidas. “A atuação do profissional nos dá motivação para continuar nossa formação e buscar espaço no mercado de trabalho”, complementa.

Já a aluna Francisca Silva destaca que, no seu ponto de vista, foi muito bom observar cada processo operacional, entender mais sobre os padrões físico-químico e microbiológicos, as estruturas da estação e os processos de produção da água que abastece a população de Teresina.